Alimentos saudáveis: mitos e verdades

Desde pequenos somos bombardeados por informações, principalmente quando o assunto é nossa alimentação. Muitas vezes nossos pais ou responsáveis, que cuidam dos nossos hábitos alimentares na infância, possuem crenças equivocadas sobre comidas saudáveis, seja pelo senso comum ou pelas notícias falsas cada vez mais comuns atualmente. Quem nunca ouviu que “devemos nos alimentar de 3 em 3 horas”, “o ovo tem muito colesterol” e que “não podemos ingerir carboidrato à noite”? Quase todo mundo não é mesmo? Mas você já procurou saber quais dessas afirmações realmente são verdadeiras? Saiba que se você preza pela qualidade de vida da sua família, essas informações são de extrema importância na hora de escolher os alimentos de QUALIDADE SUPERIOR que farão parte do seu cotidiano.

De acordo com pesquisa realizada pelo NutriNet Brasil, criado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas da USP (Universidade de São Paulo), a pandemia do Coronavírus foi responsável pelo aumento do consumo de alimentos mais saudáveis como frutas, hortaliças e feijão. E esse cuidado com a saúde deve se manter em 2021. Nós da feiranabox ficamos muito felizes em saber que o brasileiro está em busca de mais qualidade de vida, mas sabemos que existem muitas informações falsas na internet também quando o assunto é saúde e qualidade de vida. Neste contexto, decidimos explicar os mitos e verdades que rodeiam nossos hábitos alimentares. Portanto, se você quer melhorar a alimentação de todos aqueles que ama, continue lendo este artigo.

Ao mesmo tempo que a quarentena foi um fator crucial para que passássemos a nos preocupar mais com a alimentação, o levantamento também detectou um aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, que possuem muitos ingredientes adicionais como açúcar, sal, gordura ou conservantes. Dessa forma, saber quais são os mitos e verdades da alimentação saudável vai te ajudar a ter mais opções na hora de comer bem. Veja a seguir:

Uma boa refeição geralmente é colorida: VERDADE

Provavelmente você já ouviu que um prato colorido é mais saudável. Neste caso, o ideal é fazer uma combinação de alimentos com ao menos 5 cores diferentes. Realmente a coloração está relacionada aos nutrientes encontrados em verduras e legumes de QUALIDADE SUPERIOR.

O roxo, por exemplo, indica a presença de substâncias capazes de inibir problemas nos olhos. Já os alimentos brancos são ricos em flavonóides, compostos que combatem os radicais livres. E aqueles na cor verdes podem inibir o entupimento dos vasos sanguíneos.

Os laranjas, por sua vez, são ricos em vitamina A, benéfica para a visão. Alimentos vermelhos, contudo, têm entre seus benefícios a redução do nível de colesterol no sangue.

O ovo tem muito colesterol: MITO

O ovo tem apenas 213 mg de colesterol por unidade e grande parte dessa porção não é absorvida. Vale ressaltar que a lecitina do ovo diminui a absorção do colesterol. Além disso, esse alimento possui várias vitaminas do complexo B, A e D, zinco, fósforo, ácido fólico, todos importantes para o cérebro, que contribuem para a formação de novos neurônios e o aumento da capacidade cognitiva.

O leite auxilia no sono: VERDADE

O leite tem propriedades capazes de promover o sono, pois é rico em triptofano - que é convertido no organismo em serotonina e ajuda a adormecer. No entanto, o recomendável é a ingestão do leite desnatado, pois a gordura estimula a atividade digestiva e pode manter as pessoas acordadas durante a noite.

Devemos nos alimentar de 3 em 3 horas: MITO

Este é um dos conselhos alimentares mais comuns, mas que não faz sentido. Isso porque a maioria das pessoas é sedentária, o que significa que ao seguirem esta orientação vão estar ingerindo, constantemente, uma energia que não será gasta. O resultado a longo prazo é o sobrepeso. Além disso, esse hábito, muitas vezes, pode ser exagerado.

O correto é que a alimentação esteja adaptada às individualidades de cada um. Dessa forma, os alimentos ingeridos na refeição devem ser muito bem escolhidos para manter a dieta equilibrada. Para pedir sua box, clique aqui.

Produtos integrais são melhores: VERDADE

Os produtos integrais contêm fibras favoráveis ao bom funcionamento do intestino e ajudam no controle do colesterol. Além de melhorar o trânsito intestinal, as fibras também ajudam a equilibrar o nível de glicose. Sempre que possível, prefira os alimentos integrais.

A soja tem menos calorias que a carne bovina: MITO

Basta analisarmos as porcentagens para percebermos o equívoco desta afirmação. Cada 100 g de soja fornece 300 calorias, enquanto a carne bovina fornece 179 Kcal. A soja tem 69% do seu valor calórico composto por proteínas e 27% por hidratos de carbono, enquanto a carne bovina tem 52% de proteínas e o restante é gordura.

Comer assistindo TV atrapalha a refeição: VERDADE

Quando você assiste a televisão enquanto come, o foco não está no alimento e isso pode fazer com que a quantidade ingerida seja muito maior do que a necessária para nosso organismo.

Toda gordura deve ser evitada: MITO

Existem substâncias saudáveis na gordura. O papel deste componente, assim como o do carboidrato, é gerar energia para o nosso corpo. Abacate e azeite, por exemplo, apresentam este tipo de gordura e fazem bem à saúde.

Como você pode perceber, não podemos acreditar em tudo o que ouvimos, principalmente quando o assunto é alimentação, saúde e qualidade de vida. Embora algumas dessas afirmações sejam mais corriqueiras como “comer de 3 em 3 horas” e que “soja tem menos calorias do que a carne bovina”, não deixe de visitar o blog da feiranabox para tirar suas dúvidas. Aqui você encontra o melhor conteúdo sobre alimentos de QUALIDADE SUPERIOR.

Vale considerar que optar por pratos coloridos sempre é a melhor escolha. Além disso, os ovos não são vilões por causa do colesterol, pelo contrário, esse alimento já foi considerado, inclusive, o segundo melhor do mundo, conforme estudo da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, perdendo apenas para o leite materno. Isso mesmo! E aí, o que você está esperando para colorir suas refeições e pedir aqueles ovos fresquinhos na Box desta semana? Com a feiranabox, os alimentos de QUALIDADE SUPERIOR chegam na sua casa quando você quiser. Acesse aqui a área do assinante.

Cadastre-se e Receba Ofertas Exclusivas

Digite o seu email e participe