Frutas da estação: descubra quais são e porque você deve dar preferência para elas

Quer viver com muita saúde? Coma frutas todos os dias :)

Se você ainda não come frutas diariamente, chegou a hora de repensar e mudar! Elas fornecem as vitaminas necessárias para proteger o nosso corpo contra a entrada de doenças, os minerais que dão aquela energia para enfrentar o dia a dia, e ainda as fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino. Quem aí não quer o corpo funcionando direitinho, não é mesmo?

Graças a tecnologia utilizada na preservação dos alimentos, a adição de agrotóxicos e fertilizantes, hoje em dia ficou muito mais fácil encontrar frutas à venda, mesmo que estejam fora de suas estações de produção, as chamadas safras. 

Mas se puder, sempre dê preferência às frutas que forem plantadas nos períodos delas. Afinal, quanto mais próximo do tempo ideal o alimento for plantado, mais nutrientes vai captar do solo. Além disso, ele vai crescer bem e chegar a sua mesa muito saboroso!

Além dos benefícios para a saúde, comprar e comer frutas da estação ainda faz bem para o seu bolso. Quando elas são cultivadas no tempo certo, crescem em locais mais próximos de onde serão vendidas, gerando mais economia na quantidade de combustível gasto e menor desperdício de alimentos durante o transporte, consequentemente o preço dos alimentos diminui quando chegam aos consumidores.     

Para você ficar por dentro, preparamos uma lista com as principais frutas de cada estação e o porquê você deve dar preferência para elas.  

Primavera

A estação das flores chega ao hemisfério sul no dia 22 de setembro e vai embora no dia 21 de dezembro. 

Nessa estação você vai encontrar, com mais facilidade, as seguintes frutas: nectarina, pêssego, jabuticaba, laranjas lima e pêra, maçã, mexerica, nêspera, tamarindo, mamão e tangerina. 

Esses alimentos trazem só coisas boas para seu corpo, como por exemplo, controle do colesterol, prevenção de problemas de pele, inflamações, câncer de mama e próstata, diminuição da prisão de ventre e aparecimento de rugas, combate a asma.    

Verão

Já o verão começa no dia 21 de dezembro, pertinho do Natal, e acaba só depois do Carnaval, no dia 20 de março. 

As principais frutas da estação mais quente do ano são: abacaxi, ameixa, banana-maçã, coco-verde, damasco, graviola, lichia, romã, uva, goiaba, manga, maracujá, melancia e acerola.

Os benefícios delas são muitos, mas os principais para seu organismo são: prevenção de doenças, melhora na digestão, imunidade e metabolismo, equilíbrio da função intestinal, prevenção do câncer de cólon e pedra nos rins, diminuição de cãibras, auxílio na perda de peso, alívio da dor muscular e aumento na produção de colágeno. 

Outono 

O friozinho do outono começa dar o ar da graça no dia 20 de março e quando chega o dia 21 de junho, as temperaturas começam a ficar mais frias, com o final da estação e a proximidade do inverno. 

As frutas mais populares dessa estação são: abacate, caqui, tangerina ponkan, mangostão, jaca, marmelo e cidra. Esses alimentos previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares, dores de garganta e acne, diminuem o colesterol e repelem a ação de radicais livres. 

Inverno

Nessa estação, o frio começa de verdade na parte sul do pólo. O inverno começa no dia 21 de junho e vai embora só no dia 22 de setembro.

As frutas mais famosas dessa época são: carambola, morango, tamarindo, caju, banana-nanica e kiwi. Elas controlam o aparecimento do diabetes e doenças cardíacas, combatem o envelhecimento da pele e a anemia, e regulam a pressão sanguínea.

Para receber as frutas fresquinhas da época diretamente na sua cozinha, conte sempre com a feiranabox. Você ainda pode personalizar a sua feira em casa como quiser, adicionando legumes, carnes nobres, ovos, pães, nuts, cogumelos e sucos. 

Acesse o nosso novo site e escolha a box ideal para o tamanho da sua família. E o melhor, você recebe na semana que quiser e paga por box recebida, e não por mês. Assine o hortifruti em Qualidade Superior e viva com mais qualidade de vida.    

Cadastre-se e Receba Ofertas Exclusivas

Digite o seu email e participe